Planejamento, Plano, Projeto - Uma tipologia

Há várias formas de se entender Planejamento:
a. compreende a ideia de que sem um mínimo de conhecimentos das condições existentes numa determinada situação e sem um esforço de previsão das alterações possíveis, nenhuma ação de mudança será eficaz. Nesse sentido trivial, qualquer indivíduo é um planejador (AZANHA, 1993: 70-78)
b. processo de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, na busca da melhoria do funcionamento do sistema educacional (SOBRINHO, 1994:3)

c. processo de tomada de decisões sobre a ação. Processo que num processo coletivo envolve busca de informações, elaboração de propostas, encontros de discussão, reuniões de decisão e avaliação permanente (MST, 1995:5)
d. processo de reflexão, de tomada de decisão (...) enquanto processo, ele é permanente (VASCONCELLOS, 1995:43)
e. processo de previsão e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação científica da situação original (MARTINEZ e LAHOR, 1977:11)
f. processo de análise crítica que o educador faz de suas ações e intenções, onde ele procura ampliar sua consciência em relação aos problemas do seu cotidiano pedagógico, a origem deles, à conjuntura na qual aparecem e quais as formas para a superação dos mesmos (FURASI, s.d.)
g. processo que se preocupa com "para onde ir" e "quais as maneiras adequadas de se chegar lá" (COROACY, 1972:79)
h. processo contínuo e sistematizado de projetar e decidir ações em relação ao futuro, em função de objetivos políticos, sociais e administrativos claramente definidos. Envolve tomada de decisão e avaliação contínua das mesmas (SME, 1992:9)
i. atividade exclusivamente humana (FONSECA, NASCIMENTO e SILVA, 1995: 81-86)

Planejamento Coletivo
É um processo que combina participação com divisão de tarefas. Ou seja, não significa reunir todos para planejar tudo, mas organizar as instâncias de tomada de decisões (MST, 1995:8)

Planejamento Educacional
a. é aplicar à própria educação aquilo que os verdadeiros educadores se esforçam por inculcar nos alunos: uma abordagem racional e científica dos problemas englobando uma série de operações interdependentes (UNESCO, 1993:32)
b. planejamento do sistema de educação é o de maior abrangência, correspondendo a um planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais (VASCONCELOS, 1995:53)

Planejamento Curricular
a. compreende a dinâmica escolar. É a previsão sistemática de toda a vida escolar do aluno. É o instrumento que orienta a educação como processo dinâmico e integrado de todos os elementos que interagem para a consecução dos objetivos, tanto os do aluno, como os da escola (MENEGOLLA e SANT'ANA, 1993:52)
b. É a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pela escola, incorporada em diversos componentes curriculares. É a espinha dorsal da escola. Tem como referência os seguintes elementos: fundamentos da disciplina/área de estudo, desafios pedagógicos, encaminhamento metodológico, proposta de conteúdos, processo avaliativo (VASCONCELLOS, 1995:53)

Planejamento de Ensino

[... em construção]

















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