Tendências Pedagógicas

"Só aprende aquele que se apropria do aprendido transformando-o em apreendido, com o que pode por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existentes concretas" Paulo Freire

As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que acabam por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo sobrepujar-se como uma verdade única e absoluta. Seu conhecimento se reveste de especial importância para o professor que deseja construir sua prática e pesquisadores da educação.
As teorias são importantes, como marcos da história, mas cabe ao professor construir sua prática, e se apresentam evidentemente como elementos norteadores.

Sob uma ótica de recorte histórico e agrupamento classificam-se em:
Liberal - Marcou a Educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. A Pedagogia Liberal enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptarem-se aos valores e à normas vigentes na sociedade de classes e, embora propague a ideia de igualdade de oportunidades, não considera a desigualdade de condições.

Progressista - Parte da análise crítica das realidades sociais que sustentam as finalidades sócio-políticas da educação. A Pedagogia Progressista não tem como institucionalizar-se numa sociedade capitalista, por isso se constitui num instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.

As tendências Pedagógicas estão divididas em:

Tendências Idealistas-Liberais

Pedagogia Tradicional: O papel da escola é para o preparo intelectual. Teve início no século XIX e exerceu forte domínio no século XX, sendo ainda hoje utilizada. Inclui tendências e manifestações diversas.
Pedagogia Renovada: É a chamada Pedagogia Nova, conhecida como movimento do "Escolanovismo" ou Escola Nova, origina-se na Europa e Estados Unidos, no final do século XIX, influenciando o Brasil por volta dos anos 1930.
Pedagogia Tecnicista: Determinada pela crescente industrialização, quando a Pedagogia do Escolanovismo não responde às questões referentes ao preparo de profissionais. Desenvolveu-se na Segunda metade do século XX nos Estados Unidos e no Brasil de 1960 a 1979.

Tendências Realistas-Progressistas

Pedagogia Libertadora: Parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustentando as finalidades sócio-políticas da educação. Iniciou-se nos anos 1960.
Pedagogia Libertária: Procura a independência teórica-metodológica. Dá maior ênfase às experiências de autogestão, à prática da não diretividade e à autonomia. Constitui-se em mais um instrumento de luta ao lado de outras práticas sociais, pois não tem como institucionalizar-se na sociedade capitalista.
Pedagogia Histórico-Crítica: Surge no fim dos anos 1970, em contraposição à escola que reproduz o sistema e as desigualdades sociais. Enfatiza as relações interpessoais e o crescimento/amadurecimento que delas resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade e em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada.

PEDAGOGIA TRADICIONAL

Tendência Liberal
Período séc. XIX e XX
Escola objetiva o preparo intelectual.

Johann Friedrich Herbart
Metodologia de aulas-expositivas: comparações, exercícios, lições de casa.
Conhecimento: Dedutivo. São apresentados apenas os resultados, para que sejam armazenados
Relação professor-aluno: autoridade e disciplina.

João Amós Commenius
Princípios para ensinar parte por modelos completos, perfeitos e exercícios.
Concebe o indivíduo como: receptor passivo. Inserido em um mundo que irá conhecer pelo repasse de informações..
Avaliação: centrada no produto do trabalho.

Demerval Saviani
O professor é a garantia de que o conhecimento seja conseguido independente do interesse do aluno.
Educação = Produto: Alcançado pelo conhecimento dos modelos pré-estabelecidos.
Conteúdos: passados como verdades absolutas - separadas das experiências.

Émile Chatier
Defende o ambiente austero, sem distrações.
Mundo: É externo. O homem se apossa dele gradativamente pelo conhecimento.
Metodologia: Aulas expositivas, atividades de repetição, aplicação, memorização; Exercitar a vista, mão, inteligência. Gosto e senso moral.; Privilégio verbal, escrito e oral; Atividades intelectuais e raciocínio abstrato.

Frans Snyders
Busca levar o aluno ao contato com as grandes realizações da humanidade. Ênfase aos modelos, em todos os campos do saber.
Sociedade - Cultural: O homem ascende socialmente pela cultura
Na arte: mimética, cópias, modelos externos, fazer técnica e científico, conteúdo reprodutivista, mantém a divisão social existente, canto orfeônico, trabalhos manuais.

PEDAGOGIA NOVA OU RENOVADA

Liberal-progressivista e não diretiva
Escolanovismo - Final do século XIX - Brasil - 1930
Escola: Adequar necessidades individuais ao meio, propiciar experiências.

John Dewey
Aprendizado através da pesquisa individual.
Homem e mundo: O produto é a interação entre eles
Relação professor-aluno: Clima psicológico-democrático. Professor é auxiliar das experiências.

Franz Cizek
Teorias: Psicologia Cognitiva, Psicanálise, Teoria Gestalt.
Método: Aprender experimentando, aprender a aprender.

Jean Piaget
Teoria do Desenvolvimento.
Ensino-aprendizagem: Procura desenvolver a inteligência, priorizando o sujeito, considerando-o inserido numa situação social.

Victor Lowenfewld
Teorias Freudianas.
Conteúdo: Estabelecidos pela experiência.

Herbert Read
Arte como experiência.
Avaliação: Atenção ao método na combate ao diretivismo, à qualidade e não a quantidade, ao processo e não ao produto. Parâmetro na teoria piagetiana, múltiplos critérios.
Ensino como processo de pesquisa individual. Ruptura com cópia de modelos externos. Valorização de estados psicológicos. Aluno produtor de trabalhos artísticos. Expressão, revelação de emoções, de insight, de desejos.
Experiências cognitivas de modo progressivo em consideração aos interesses.

PEDAGOGIA TECNICISTA

Tendência Liberal
Segunda metade século XX Brasil  1960-1970
Escola: Produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 5692/71 Introdução da Disciplina Educação Artística
Homem: Conseqüência das influências ou forças do meio ambiente.
Conteúdos: Baseia-se nos princípios científicos, manuais e módulos de auto-instrução.

Burrhus Frederic Skinner
O homem é produto do meio - análise funcional. Popham, Briggs, Papay, Gerlach, Glaser - Modelos de instrução e sistemas.
Mundo: Já construído.O meio pode ser manipulado e pode também selecionar.
Relação professor-aluno: Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.
Teorias: Behavioristas, Positivismo, Comportamentalismo, Instrumentalismo.
Metodologia: Técnica para atingir objetivos instrucionais, aprender-fazendo, cópia, geometria, desenho geométrico, educação através da arte, livre-expressão.
Cultura: Espaço experimental.
Avaliação: Prática diluída, eclética e pouco fundamentada, levando ao exagero apego aos livros didáticos.
Conhecimento: Experiência planejada, o conhecimento é o resultado da experiência.

Prática diluída, mistura das pedagogias tradicional e renovada. Preocupação com qualidade do ensino.

PEDAGOGIA LIBERTADORA

Tendência progressista
Anos 60
Escola: Ênfase ao não-formal. É crítica, questiona as relações do homem no seu meio

Paulo Freire
Sociedade-Cultura: O homem cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de v ida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.
Ensino-Aprendizagem: Pedagogia do oprimido. Fazer da opressão e suas causas o objetivo de sua reflexão, resultando daí o engajamento do homem na luta por sua libertação.

Michel Lobrot 
Homem e mundo: Abordagem interacionista.
Conteúdos: Temas geradores extraídos da vida dos alunos, saber do próprio aluno.

Celestin Freinet
Conhecimento: O homem cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de vida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.
Relação professor-aluno: Relação horizontal, posicionamento como sujeitos do ato de conhecer.

Maurício Tragtemberg
Avaliação: Auto-avaliação ou avaliação mútua.

Miguel Gonzáles Arroyo
Metodologia: Desenho, trabalhos manuais, artes aplicadas, músicas e canto coral passam à categoria apenas atividades artísticas.

Alunos e professor dialogam em  condições de igualdade, desafiados por situações-problemas que devem compreender e solucionar; libertação de opressões, identidade cultural de aluno; estética do cotidiano; educação abrange aspectos contextualistas.

PEDAGOGIA LIBERTÁRIA

Tendência Progressista
Escola: Transforma o aluno no sentido libertário e auto-gestionário, como forma de resistência ao Estado 
Metodologia: Livre-expressão. Contexto cultural. Educação estética.
Conteúdos: São colocados para o aluno, mas não são exigidos. São resultantes das necessidades do grupo.
Relação professor-aluno: Professor é conselheiro, monitor à disposição do aluno

PEDAGOGIA HISTÓRIA-CRÍTICA

Tendência progressista
Fim dos anos 70
Escola: Parte integrante do todo social. Prepara o aluno para participação ativa na sociedade.

Carl Rogers
Ensino centrado no aluno.
Homem: Considerado uma pessoa situada no mundo.
Conteúdos: São culturais, universais, sempre reavaliados frente à realidade social.

Alexander Sutherland Neill
Desenvolvimento da criança sem interferência.
Mundo: O homem reconstrói em si o mundo exterior.
Ensino-aprendizagem: Técnicas de dirigir a pessoa a sua própria experiência, para que ela possa estruturar-se e agir.

Allan Combs
Conhecimentos: construído pela experiência pessoal e subjetiva.
Relação professor-aluno: Professor é autoridade competente que direciona o processo ensino-aprendizagem. Mediador entre conteúdos e alunos.
Metodologia: Contexto cultura;, educação estética; proposta triangulas.
Avaliação: A experiência só pode ser julgada a partir de critérios internos do organismo, os externos podem levar ao desajustamento.


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