Sociedade da informação


Bourdieu no livro A Reprodução (1970), escrito em parceria com Passeron, analisou o funcionamento do sistema escolar francês e concluiu que, em vez de ter uma função transformadora, ele reproduz e reforça as desigualdades sociais.

Nossa sociedade (brasileira) é muito jovem e está aos poucos redescobrindo e reafirmando sua cultura.

Os conflitos são em sua maioria convertidos para oprimir os que já se encontram oprimidos e não possuem eficácia social. O maior volume pode ser observado de forma cíclica em meados das eleições com muitas greves e memes, mas não há nenhuma mobilização de fato.
hhttp://exame.abril.com.br/brasil/noticias/stj-proibe-operacoes-da-pf-em-greve-em-aeroportos-e-rodovias

Afirmo que os conflitos e disputas acontecem de forma desproporcional, uma vez que existem mecanismos de controle social (opinião e querer) que extrapolam a organização: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2012/08/15/ataque-aereo-mata-30-em-cidade-siria-sob-controle-rebelde.htm

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,eua-reduzem-sancoes-contra-mianmar,898844,0.htm

Um movimento sério de disputa só poderia ocorrer sem a preservação da "ordem" descrita na bandeira nacional.

Deixo aqui as palavras do maior pensador da comunicação como uma pré-reflexão:
As sociedades sempre foram formadas, mais pela natureza dos meios pelos quais comunica, que pelo conteúdo da comunicação.

Todos os meios são extensões de alguma faculdade humana mental ou física.

A roda é uma extensão dos pés, o livro uma extensão do olho, a roupa da pele, os circuitos elétricos uma extensão do sistema nervoso central.

A extensão de quallquer sentido, destrona os outros sentidos e altera a maneira como pensamos, a maneira como vemos o mundo e a nós próprios.

Quando estas mudanças são feitas os homens mudam.

A cultura letrada é visual e diversa. Ela cria o homem civilizado, o homem destribalizado, o homem que não está envolocrado... É o efeito da revolução elétrica, é criar, uma vez mais, um invólocro... que é total.

Porque deveria a arte e a cultura, tornarem-se, de repente, um grande negócio como a grande ciência?

As razões são o fato que vivemos na "idade da informação".
Quando vivemos na sociedade da informação, a cultura torna-se um grande negócio; a educação torna-se um grande negócio. Derruba todos os muros entre a cultura e o negócio.
Marshall Mcluhan

Nenhum comentário:

Postar um comentário